terça-feira, 13 de setembro de 2016

PARKLET - Uma experiência em Santo Ângelo - RS

No mês de setembro a Rua Marquês do Herval (entre a Rua 3 de Outubro e Avenida Brasil) recebeu uma intervenção urbana proposta pelos alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo da URI. Esta intervenção consiste na instalação de um pequeno espaço público para uso dos pedestres (chamado Parklet) no lugar de duas vagas de estacionamento em frente ao Edifício Medaglia.


A proposta de um Parklet tem como objetivos ampliar a oferta de espaços públicos na cidade, promover a convivência na rua, incentivar o transporte não motorizado e de uma forma geral, proporcionar aos pedestres do centro de Santo Ângelo um espaço de descanso, lazer, contemplação, encontros. A transformação de duas vagas de estacionamento em um espaço público reforça a discussão sobre o espaço dedicado ao automóvel e aquele dedicado às pessoas, pois ao mesmo tempo em que o Parklet restringe o estacionamento dos carros, ele permite o uso do espaço de forma democrática por pedestres, ciclistas, crianças e idosos.
Esta intervenção urbana fez parte de uma Oficina realizada na V Semana Acadêmica do Curso de Arquitetura e Urbanismo que ocorreu entre os dias 29 de agosto e 02 de setembro de 2016. A oficina foi dividida nas etapas de projeto, execução e montagem deste equipamento público, totalizando 4 dias de trabalho.


O projeto possui um canal de comunicação aberto a todos que queiram sanar dúvida, fazer sugestões, comentário etc.
Texto: Arq. Maíra O. Pires – Professora do Curso de Arquitetura e Urbanismo URI – Santo Ângelo




Esta é uma ação de caráter experimental no nosso município, ainda passível de regulamentação, porém a exemplo de outros municípios todo o custo e responsabilidade de instalação, manutenção e remoção do Parklet ocorre por conta do mantenedor, neste caso a URI.

Além do canal disponibilizado pelo curso de Arquitetura e Urbanismo gostaríamos de saber a sua opinião sobre o assunto! Comente aqui!!

9 comentários:

  1. Excelente ideia! Faltou a pintura, assim terá menos tempo de vida útil. A harmonia das cores também, suporte das flores verde escuro e laranja... Não sei..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela participação. A opinião da população é muito importante.

      Excluir
  2. No primeiro momento não havia entendido o motivo do local após ler este artigo achei interessante a ideia e acredito que iniciativas.como estas que embelezam e tornam a nossa cidade atrativa aos visitantes e consequentemente interessante para investidores. Além de moderna como outros grandes centros e ecológica!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela participação. A opinião da população é muito importante.

      Excluir
  3. No primeiro momento não havia entendido o motivo do local após ler este artigo achei interessante a ideia e acredito que iniciativas.como estas que embelezam e tornam a nossa cidade atrativa aos visitantes e consequentemente interessante para investidores. Além de moderna como outros grandes centros e ecológica!

    ResponderExcluir
  4. A ideia é ótima, mas o pessoal perderia ter dado uma caprichada no trabalho. Parece um monte de pallet empilhado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela participação. A opinião da população é muito importante.

      Excluir
  5. Achei Maravilhoso!!! Aqui na Holanda encontrei um barzinho, onde o espaço para os clientes é de pallets e com toldo para proteger de chuva ou sol. Muito autossustentável.Parabéns!!! Espero que o projeto siga em frente e seja seguido por vários segmentos :P

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela participação. A opinião da população é muito importante.

      Excluir